Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Candonga

Mercado negro de ideias da minha cabeça.

Candonga

Mercado negro de ideias da minha cabeça.

02 de Fevereiro, 2022

Ucrânia e Boba Fett

Bruno Gouveia

Hoje o dia deu-se mais a estudar um pouco sobre o iminente conflito na Ucrânia. Não tenho ainda opiniões muito formadas sobre o assunto. Percebo as inseguranças do senhor Putin mas não conseguia discordar mais dos meios que quer usar para atingir os seus objetivos. Ele é daqueles senhores que vê na força e na autoridade a forma mais imediata de conseguir o que quer e isso não é muito compatível com o pensamento democrático.

Mas o que me levou hoje a saltar para este rabbit-hole foi um artigo no Vice sobre a Zepla, uma streamer de Final Fantasy XIV (jogo que aprecio muito). Já a conhecia e os seus relatos, tanto no artigo como num vídeo em que ela fala sobre o assunto, fizeram-me perceber melhor o que a população que vive na Ucrânia está a passar, mais do que qualquer reportagem noticiosa. 

Isto levou-me a um vídeo do Caspian Report que explica os possíveis planos da invasão Russa na Ucrânia. Recomendo.

-x-

SPOILER ALERT episódio 6 de Book of Boba Fett!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Indo ao entretenimento, hoje saiu o sexto episódio do Book of Boba Fett e, mais uma vez, foi bom. Suspeito que por quase não ter aparecido o Boba. É um sintoma que a série é má. Os melhores episódios são os que seguem a história do Mandalorian, como se pertencessem à terceira temporada.

Colocando isso de lado, tivemos o regresso de Cobb Vanth, o pistoleiro mais cool a aparecer no Mandalorian, num duelo incrível com Cad Bane. O Cad Bane apareceu em live action! Foi todo o fan service que eu pedia. O vulto dele ao fundo fez-me logo saltar da cadeira e a caracterização está impecavelmente fiel ao modelo 3D das séries de animação.

cad-bane-1-1643816952.png

A inclusão da Ashoka neste episódio, já não apreciei tanto. Não serviu para grande coisa sem ser servir de porteira para o Mando. Começam a ficar superlotados estes episódios, com tantos personagens importantes que diluem o entusiasmo.

 

O Luke Deepfake, não sei bem o que pensar. Por um lado, a tecnologia está bem melhor, ainda bem que contrataram o gajo que fez um deepfake melhor que os efeitos especiais. Por outro, a representação foi gélida, sem emoção. Uma cena semelhante, no Empire Strikes Back, o treino do Luke com Yoda, tem muito mais impacto. E aqui estou a comparar o animatronic do Yoda com o deepfake do Luke, o boneco ganha a expressar sentimentos.

Agora é aguardar pela conclusão da série na próxima semana. Vou com poucas expectativas, visto incluir o personagem principal. Façam o que fizerem, não vão conseguir justificar terem feito uma série focada no Boba, isto deveria ter sido a continuação do Mandolorian. Alguém que vá assistir ao Book of Boba Fett no vácuo não vai conseguir tirar partido sem conhecer o resto da história. Talvez seja esse o objectivo, mas parece-me um pouco síndrome de Iron Man 2.